olhar versus sorriso
Sempre gostei de observar o mundo à minha volta, sobretudo as pessoas, e desde que comecei a entusiasmar-me pela actividade do sketching noto claramente que tudo começa no olhar.
Olhar com olhos de ver é um requisito necessário para melhor registar no papel e guardar na memória.
Olhar com olhos de ver carece de atenção plena, e essa concentração meditativa tem um efeito terapêutico, zen.
Também é o olhar que distingue o fotógrafo.
O olhar da Gioconda, tal como o sorriso, é especial. Os seus olhos fixam os nossos mas, ao invés de transmitir qualquer tensão, parecem compassivos.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

O Tapete está na Rua, em Arraiolos

Foi um impulso desafiante que me fez decidir ir sozinha a um encontro de Urban Sketchers sem conhecer ninguém à partida.
Mais tarde soube que um simpático casal de gente gira dos FS 2'' também ia participar mas isso não influenciou a minha decisão de ir em expedição independente e solitária.
Apesar de alguns reveses no plano inicial, mantive a minha vontade inabalável e fui.
O encontro foi organizado pelos Évora Sketchers, um grupo muito dinâmico que me acolheu de modo bem alentejano que tanto aprecio. Obrigada!





O encontro teve o apoio da Câmara Municipal de Arraiolos e inseriu-se nas actividades e festas da vila e do evento promocional "O Tapete está na Rua", literalmente.







Também foi interessante visitar o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos situado num edifício recentemente restaurado mas com vários elementos antigos, exteriores e interiores, bem preservados.



No final da tarde houve partilha dos Diários Gráficos e consta que estão a pensar organizar uma exposição dos nossos sketches.




Sem comentários:

Enviar um comentário