olhar versus sorriso
Sempre gostei de observar o mundo à minha volta, sobretudo as pessoas, e desde que comecei a entusiasmar-me pela actividade do sketching noto claramente que tudo começa no olhar.
Olhar com olhos de ver é um requisito necessário para melhor registar no papel e guardar na memória.
Olhar com olhos de ver carece de atenção plena, e essa concentração meditativa tem um efeito terapêutico, zen.
Também é o olhar que distingue o fotógrafo.
O olhar da Gioconda, tal como o sorriso, é especial. Os seus olhos fixam os nossos mas, ao invés de transmitir qualquer tensão, parecem compassivos.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Desenhar com... Luís Frasco

Uma visita ao Museu Arqueológico do Carmo com apresentação e desafio de desenho de um Urban Sketcher profissional, desta vez, Luís Frasco.

Foi uma tarde de sábado muito bem passada no ambiente de convívio que eu tanto gosto. 
Revi pessoas que já me são queridas e tive oportunidade de conhecer mais.

Foi casa cheia e a apresentação do Luís foi muito interessante.
No final desafiou-nos a fazer uma composição de página nos seguintes moldes: desenho de detalhe + desenho de contexto + legenda ou logotipo.

Houve quem fizesse desenhos fantásticos.

Para mim foi um desafio difícil porque não sou muito boa a planear os desenhos. Por vezes tenho visões que acabam por não caber no caderno e confesso que me dispersei porque o museu e todo o espaço é maravilhoso.



Durante a apresentação não resisti a rabiscar. 
Ando mesmo obcecada em conseguir desenhar pessoas por isso tenho de ir praticando. 
O Luís que me desculpe o embaraço mas, para a minha falta de jeito, até não está mal de todo. 
Calma! Não tem pretensões a ser um retrato.






Sem comentários:

Enviar um comentário