olhar versus sorriso
Sempre gostei de observar o mundo à minha volta, sobretudo as pessoas, e desde que comecei a entusiasmar-me pela actividade do sketching noto claramente que tudo começa no olhar.
Olhar com olhos de ver é um requisito necessário para melhor registar no papel e guardar na memória.
Olhar com olhos de ver carece de atenção plena, e essa concentração meditativa tem um efeito terapêutico, zen.
Também é o olhar que distingue o fotógrafo.
O olhar da Gioconda, tal como o sorriso, é especial. Os seus olhos fixam os nossos mas, ao invés de transmitir qualquer tensão, parecem compassivos.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Alegria pura

Cheguei a Lisboa muito antes da hora marcada para o almoço com as minhas filhas.
Estacionei o carro e fui a pé até à Praça da Alegria.

Estava um lindo dia de sol, sentei-me num banco de jardim e escolhi o ângulo da praça que queria desenhar.

Domingo de manhã é mesmo a melhor altura para apreciar a cidade em sossego.

Alguns edifícios estão entaipados em obras, outros estão a precisar de uma pintura de fachada, mas o amarelo do Hotel Alegria, brilha e destaca-se.

Foi por aí que iniciei o desenho.



Esta praça é também o Jardim Alfredo Keil e tem umas árvores gigantes incríveis. 
Árvores-de-Fogo (Metrosideros Excelsa), Palmeiras e Lodões Bastardos (Celtis Australis) centenários.

As Árvores-de-Fogo devem o nome às suas grandes flores vermelhas mas agora no inverno o que salta à vista são as suas longas e ruivas raízes aéreas.

Concentrada nos rabiscos, nem me apercebi da súbita mudança de clima. 
Só reparei no céu cinzento quando senti a falta do calor aconchegante do sol e terminei, apressada, o desenho com pingos de chuva.





Debandei para o local combinado do almoço e aguardei calmamente a chegada das minhas meninas.

Um chá quentinho deu início a uma aprazível tarde com os meus amores maiores.
Alegria pura para mim, a mãe.




3 comentários:

  1. :D
    hummm que bom pensamentos +++++
    Quando estivermos juntas, pede-me para desenhar a parte das árvores e pintar com aguarela para te fazer uma demonstração, pode ser?
    Acho que precisam de mais contrastes claro-escuro.
    Tu própria podes fazer isso, mas em papel de 300g.
    Essas árvores são qualquer coisa.
    Ora aqui um desenho muito demorado e feito com muito <3 por elas
    https://papiropapirus.wordpress.com/2016/08/01/1ago2016/
    Acho óptimo que tenhas deixado tantos espaços em branco!
    Podias ter pintado apenas o prédio amarelo, já que foi esse que te chamou a atenção.
    Have fun! :D

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de dizer que neste tipo de fotos com o caderno e a paisagem, é mais giro focar o desenho ;-)

    ResponderEliminar
  3. O teu desenho está fantástico, Rita.
    Por acaso gostei bastante do desenho antes de o pintar, as árvores tinham mais contraste.
    Hei-de fazer mais experiências de sketching nesta praça, talvez na primavera. Será uma alegria.
    PS: As tuas sugestões e dicas são sempre bem-vindas ;)

    ResponderEliminar